Ao coletar dados para realização do artigo, Pamella e Gustavo viram a oportunidade de criar uma forma de aferição de pressão que pudesse atender a um grande número de pessoas, gerando escala e agilidade na análise dos dados. A tecnologia foi a chave para alcançar esses resultados. A solução foi desenvolver um medidor de pressão arterial baseado na Internet das Coisas, capaz de mandar os dados da pressão aferida para a nuvem. E por meio de uma solução escalável, poderiam gerar praticidade, portabilidade e acessibilidade.
O primeiro passo seria desenvolver um protótipo para testar a idéia. Um medidor de pressão genérico foi acoplado a uma placa de desenvolvimento NodeMCU, uma pequena plataforma aberta de desenvolvimento, direcionada para projetos no mundo da Internet das Coisas. É um recurso de baixo custo que vem com um microcontrolador, que oferece suporte nativo para redes wi-fi. Conectado à rede, os dados da coleta são enviados e armazenados na nuvem por meio do protocolo MQTT, recurso de aplicação leve também desenvolvido para comunicação de dispositivos IoT (Internet das Coisas). É o protocolo ideal para comunicação remota com baixo volume de dados e largura de banda limitada. Ou seja, um recurso também de baixo custo, mas de grande agilidade.
Com o protótipo, Pamella e Gustavo viram que seria possível ter um equipamento de baixo custo e larga escala, capaz de aferir pressão com agilidade, enviando dados automaticamente à nuvem, onde ficam armazenados. Integrados às ferramentas Google - Cloud Function, Firebase e Google Workspace, estes dados podem ser acessados via Google Docs e Google Sheets, permitindo uma análise acumulada de informações, geração de gráficos e tabelas.
Toda essa informação passa a compor uma base de dados que, por meio de cruzamentos e análises mais detalhadas, podem oferecer informações relevantes do perfil da comunidade entrevistada, gerando estratégias de identificação de casos e prevenção da doença.
O Google Sites também foi utilizado pela dupla como ferramenta de sensibilização e divulgação do projeto.