Solução
Desde a implantação do projeto pedagógico por competências, a Unifeob tinha o desafio de aplicar a tecnologia dentro do seu contexto e fazê-lo evoluir.
A grande dificuldade dos professores estava em acompanhar os avanços de cada projeto interdisciplinar, apoiar alunos em suas necessidades e avaliar a participação de cada um deles. O tempo em sala de aula era insuficiente e a necessidade de encontros presenciais era motivo de estresse. A solução veio em 2017, quando a IES adotou as ferramentas Google for Education com o apoio da Nuvem Mestra, parceira oficial Google. Um projeto piloto do curso de Contabilidade integrou a tecnologia como catalisador de todo o processo de gestão dos projetos interdisciplinares. Soluções simples, como o compartilhamento de arquivos, foram a maneira ideal para fazer os projetos avançarem, otimizando tempo, gerando eficiência e reduzindo estresse.
As ferramentas também facilitaram a avaliação das evidências de cada competência por aluno nos Conselhos de Classe, que também passaram a ser realizados por Meet, assim como as devolutivas aos alunos.
“Na prática, as ferramentas do Google passaram a desempenhar um papel na integração dos elementos fundamentais do projeto interdisciplinar: nos ajudaram a observar os avanços de cada projeto e gerenciar todo o processo: avaliar evidências, amarrá-las por competências, acompanhá-las individualmente, aluno por aluno, e, claro, apoiá-los no seu processo de aprendizagem”, ressalta Rodrigo Simão, idealizador do modelo. 8 ferramentas do Google Workspace foram integradas ao projeto: Classroom, Formulários, Drive, Agenda, Gmail, Google Documentos, Google Planilhas e Google Meet. De acordo com Simão, a barreira cultural do “deixar de enviar para compartilhar” foi a maior dificuldade inicial; hoje já é algo natural entre todos.
Com o desafio atual de integrar alunos de EaD no uso da plataforma, a IES implementou o programa Aluno Tutor de Tecnologia Google, com capacitação e certificação de um grupo de alunos.
Os alunos tutores criaram vídeos que explicam o funcionamento do projeto na IES, bem como o uso de cada uma das ferramentas do Google Workspace. Os vídeos foram transformados em minicurso, oferecido a todos os calouros. Além de preparar o aluno para a sala de aula da Unifeob, o curso também é contabilizado como atividade complementar.