Jump to content
Gemini now has added data protection. Chat with Gemini to save time, personalize learning and inspire creativity.
Gemini now has added data protection. Chat now.

Tecnologia apoia evolução do projeto acadêmico na Unifeob

100% dos professores foram capacitados e todos os alunos já utilizam Google Workspace for Education e Chromebooks em seu processo formativo. O e-mail institucional facilitou a comunicação e resolução de temas acadêmicos, administrativos e financeiros. Próximos passos incluem certificação de professores, ampliação do número de Chromebooks e avaliação digital.

Desafio

Após a reestruturação do seu projeto pedagógico em 2012, que, além da formação técnica, passou a contemplar a formação por competências em todos os seus cursos - presenciais e a distância - a Unifeob tinha o desafio de acompanhar e avaliar o desempenho individual de cada um de seus alunos para apoiá-los em seu processo de aprendizagem. Além disso, buscavam uma solução para conseguir a maximização do desempenho acadêmico e da produtividade em sala de aula.

Solução

Desde a implantação do projeto pedagógico por competências, a Unifeob tinha o desafio de aplicar a tecnologia dentro do seu contexto e fazê-lo evoluir. A grande dificuldade dos professores estava em acompanhar os avanços de cada projeto interdisciplinar, apoiar alunos em suas necessidades e avaliar a participação de cada um deles. O tempo em sala de aula era insuficiente e a necessidade de encontros presenciais era motivo de estresse. A solução veio em 2017, quando a IES adotou as ferramentas Google for Education com o apoio da Nuvem Mestra, parceira oficial Google. Um projeto piloto do curso de Contabilidade integrou a tecnologia como catalisador de todo o processo de gestão dos projetos interdisciplinares. Soluções simples, como o compartilhamento de arquivos, foram a maneira ideal para fazer os projetos avançarem, otimizando tempo, gerando eficiência e reduzindo estresse. As ferramentas também facilitaram a avaliação das evidências de cada competência por aluno nos Conselhos de Classe, que também passaram a ser realizados por Meet, assim como as devolutivas aos alunos. “Na prática, as ferramentas do Google passaram a desempenhar um papel na integração dos elementos fundamentais do projeto interdisciplinar: nos ajudaram a observar os avanços de cada projeto e gerenciar todo o processo: avaliar evidências, amarrá-las por competências, acompanhá-las individualmente, aluno por aluno, e, claro, apoiá-los no seu processo de aprendizagem”, ressalta Rodrigo Simão, idealizador do modelo. 8 ferramentas do Google Workspace foram integradas ao projeto: Classroom, Formulários, Drive, Agenda, Gmail, Google Documentos, Google Planilhas e Google Meet. De acordo com Simão, a barreira cultural do “deixar de enviar para compartilhar” foi a maior dificuldade inicial; hoje já é algo natural entre todos. Com o desafio atual de integrar alunos de EaD no uso da plataforma, a IES implementou o programa Aluno Tutor de Tecnologia Google, com capacitação e certificação de um grupo de alunos. Os alunos tutores criaram vídeos que explicam o funcionamento do projeto na IES, bem como o uso de cada uma das ferramentas do Google Workspace. Os vídeos foram transformados em minicurso, oferecido a todos os calouros. Além de preparar o aluno para a sala de aula da Unifeob, o curso também é contabilizado como atividade complementar.

Benefícios

Sala de aula estendida
A adoção do Google Workspace e Chromebooks na Unifeob ajudou a transformar a sala de aula num ambiente onde o aluno pudesse extrapolar o espaço físico. Hoje, ele está o tempo todo conectado e usa Google Classroom, Documentos, Planilhas, Agenda e Meet de forma integrada e de qualquer lugar. As ferramentas já fazem parte do percurso formativo de cada estudante, em cada módulo e ao longo de todo o curso.

Encurtando distâncias
A tecnologia ajudou professores e alunos da Unifeob a otimizar tempos e diminuir distâncias. Com Google Meet, viram o potencial para desenvolver projetos e realizar conversas em tempo real e em horários alternativos. As reuniões de avaliação de projetos e conselhos de classe também passaram a ser feitas via Meet.

Uma nova IES
A Unifeob teve seus espaços físicos modernizados. Hoje são ambientes de colaboração. A biblioteca teve todo seu acervo digitalizado. E ao invés de fazer empréstimos de livros, faz empréstimos de Chromebooks. Já não há agendamento de laboratórios de informática, já que os Chromebooks chegam às salas de aula. E o comprometimento do aluno com a universidade é maior, assim como sua liberdade em estudar onde e como quiser.

Projeto vivo
A parceria Unifeob com o Google for Education é um projeto vivo, que evolui a cada semestre, e já chegou mais além do que imaginavam, afirma Wellington Silva, gestor de TI. “Hoje somos uma outra instituição, com professores mais engajados. Nossos alunos já não aceitam o modelo tradicional de sala de aula”, diz ele.

"As tecnologias e ferramentas implantadas não substituem as pessoas; criam pontes entre elas, como é o caso da plataforma Google utilizadas na UNIFEOB".

João Otávio Junqueira Bastos, Reitor, Unifeob

"Hoje conseguimos entender que Google for Education não é só uma ferramenta. É um conceito de vida diferente em que você consegue levar as aulas de uma maneira diferente, te permite agir e interagir de novas maneiras, além de apoiar e potencializar nosso projeto educativo.”

Wellington Silva, Gestão de TI, Unifeob

Sign up here for updates, insights, resources, and more.