Solução
O uso do Google Workspace for Education possibilitou uma maior participação dos estudantes do EJA no SESI em São José, SC. Alunos passaram a sentir-se parte de uma comunidade a partir das interações oferecidas através dos seus celulares, principalmente nos momentos em que estavam fora da escola. Também sentiram-se motivados pelo uso dos Chromebooks quando chegavam à escola para realizar o seu estudo presencial. Passaram a se sentir mais envolvidos e motivados. E o reflexo disso foi a diminuição no percentual de evasão e a melhora no desempenho dos estudantes. Ao adotar as soluções Google for Education, o SESI SC também alcançou ganhos institucionais. Novas propostas de trabalho pedagógico começaram a surgir entre os docentes.
Com a redução do índice de evasão para 28% (a média nacional é de 70%), a instituição passou a ganhar mais o reconhecimento da comunidade. Também perceberam um aumento do índice de satisfação dos estudantes, o que promoveu uma melhora na integração entre estudantes e professores.
“O caminho para tecnologia é sem volta. Estamos empenhados e motivados para que a trajetória, tanto de estudantes, quanto de professores do EJA em Joinville seja pautada na criatividade, partilha e cooperação. E o Google For Education tem o que precisamos para darmos conta deste desafio”, afirma Nivia de Camargo, gestora da Unidade SESI de Joinville. A Unidade SESI São José - SC conta com 15 professores e 543 estudantes, todos na modalidade EJA. 8 professores foram certificados Educadores Google Nível 1.
“Com o firme propósito de qualificar contínua e sistematicamente a educação de jovens e adultos, o SESI busca parceiros que contribuam decisivamente para engajar professores e alunos na construção de uma educação alinhada aos desafios da sociedade do século XXI. O Google se confirmou como um parceiro acelerador desse processo vinculado ao empoderamento digital de toda a comunidade educativa do EJA.” Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, Gerente de Educação Básica.