Redução da evasão do EJA com o uso de Google for Education no SESI São Jośe - SC

100% dos professores do EJA do SESI/SC envolvidos com o Google For Education destacam o Trabalho Colaborativo como a característica que mais chama a atenção dos estudantes e mais os motiva a continuar o seu processo de formação. Aprender com todos e não mais só com o professor.

Resumo

O uso da tecnologia na modalidade EJA significa uma valorização do aluno perante o mundo do trabalho. Além de motivado a aprender, ele se sente valorizado. A inclusão digital representou uma forma de empoderamento de alunos e também dos professores.

O que queriam fazer

  • Engajar os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

  • Diminuir os índices de evasão.

O que fizeram

  • Adoção do G Suite e Chromebooks.

  • Capacitação e certificação de 8 professores.

O que alcançaram

  • Índice de evasão de 28%%.

  • Disseminação da cultura e do trabalho colaborativo na rede do SESI em SC.

  • Motivação das equipes.

  • Integração entre as diferentes unidades.

  • Realização de processos com Gamificação a partir do uso das ferramentas do GSuite.

  • Aproximação entre professores e estudantes.

  • Eliminação de cartazes (rotina nos cursos do EJA) para apresentação de trabalhos.

"Os alunos buscam uma sala de aula mais atraente e colaborativa. E as ferramentas do Google trazem essa interatividade.”

Daniel Thiesen Horongoso, Diretor, SESI São José

Desafio

O grande desafio do SESI São José era promover o envolvimento de jovens e adultos em sala de aula, despertando seu interesse e participação e motivando-os no processo de aprendizado.

Além disso, por meio de um maior engajamento, buscavam reduzir o alto índice de evasão, comum na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos.

Solução

O uso do G Suite for Education possibilitou uma maior participação dos estudantes do EJA no SESI em São José, SC. Alunos passaram a sentir-se parte de uma comunidade a partir das interações oferecidas através dos seus celulares, principalmente nos momentos em que estavam fora da escola. Também sentiram-se motivados pelo uso dos Chromebooks quando chegavam à escola para realizar o seu estudo presencial. Passaram a se sentir mais envolvidos e motivados. E o reflexo disso foi a diminuição no percentual de evasão e a melhora no desempenho dos estudantes. Ao adotar as soluções Google for Education, o SESI SC também alcançou ganhos institucionais. Novas propostas de trabalho pedagógico começaram a surgir entre os docentes.

Com a redução do índice de evasão para 28%% (a média nacional é de 70%%), a instituição passou a ganhar mais o reconhecimento da comunidade. Também perceberam um aumento do índice de satisfação dos estudantes, o que promoveu uma melhora na integração entre estudantes e professores.

“O caminho para tecnologia é sem volta. Estamos empenhados e motivados para que a trajetória, tanto de estudantes, quanto de professores do EJA em Joinville seja pautada na criatividade, partilha e cooperação. E o Google For Education tem o que precisamos para darmos conta deste desafio”, afirma Nivia de Camargo, gestora da Unidade SESI de Joinville. A Unidade SESI São José - SC conta com 15 professores e 543 estudantes, todos na modalidade EJA. 8 professores foram certificados Educadores Google Nível 1.

“Com o firme propósito de qualificar contínua e sistematicamente a educação de jovens e adultos, o SESI busca parceiros que contribuam decisivamente para engajar professores e alunos na construção de uma educação alinhada aos desafios da sociedade do século XXI. O Google se confirmou como um parceiro acelerador desse processo vinculado ao empoderamento digital de toda a comunidade educativa do EJA.” Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, Gerente de Educação Básica.

"Eu tinha problemas com aquele modo de ensino obsoleto e aqui eu me deparei com esse modo muito dinâmico da plataforma Google for Education. Tenho sido estimulado constantemente.”

Graciel Soares Mello, aluno EJA, SESI São José

Beneficios

A visão dos alunos

  • Os alunos do SESI destacam os principais ganhos com o uso da tecnologia Google for Education.

  • Trabalho em equipe (colaboração).

  • Ampliação dos conhecimentos.

  • Aproximação com os professores.

  • Conhecimentos de novas tecnologias.

Como os professores do SESI EJA estão usando o Google For Education
O Google Formulários é usado para aplicação de atividades extra classe para testar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e os alunos o utilizam como ferramenta de pesquisa. O Google Apresentações é usado para desenvolvimento de infográficos e apresentações de conteúdos e o Google Documentos para a elaboração de tarefas em grupos. Google Planilhas é utilizado para a compilação de materiais em atividade extraclasse. Alunos e professores se comunicam por meio do Hangouts, que também é usado para estudantes com necessidades especiais do EJA se comunicarem com professores e com sua família. E o Blogger passou a ser o recurso usado por alunos para expor as atividades desenvolvidas.

Inclusão digital e empoderamento de alunos
“Fazer a inserção das tecnologias na modalidade EJA significa valorizá-lo perante a sociedade e o mundo do trabalho. Ao conhecer e utilizar as tecnologias, esses alunos superam barreiras culturais e estarão incluídos na sociedade do conhecimento. É importante o professor proporcionar esse acesso, essa interação, permitindo assim, a inclusão digital. Professora Graziela München Stein - EJA - SESI - Joinville.

Thanks for signing up!

Let us know more about your interests.