Maple Bear Brasília - Escola e aluno integrados por uma mesma linguagem

Ao levar a tecnologia para a sala de aula, a escola conseguiu falar a mesma linguagem do aluno. Investiu na capacitação dos seus 130 professores do ensino médio e fundamental nas tecnologias GSuite e em Chromebooks para seus 1750 alunos. Com 21 professores certificados Educador Google Nível 1, 10 em Nível 2 e 1 Trainer, o Colégio Maple Bear Brasília é Escola de Referência Google for Education.

Resumo

A proposta do colégio Maple Bear Canadian School Brasília é oferecer ensino bilíngue diferenciado a seus alunos. No último ano, a direção da escola percebeu a necessidade de potencializar o alcance e eficiência da abordagem de ensino através do uso de tecnologias para ensino e aprendizagem, inserindo a escola no contexto educacional do século XXI. A Foreducation foi o parceiro Google for Education que acompanhou o colégio neste processo.

O que queriam fazer

  • Atualizar as práticas pedagógicas com a linguagem dos alunos.
  • Otimizar o tempo do professor.
  • Melhorar a comunicação entre professor e coordenação.

O que fizeram

  • Capacitação dos professores no uso da tecnologia Google for Education.
  • 350 Chromebooks e 62%% de usuários ativos em G Suite.

O que alcançaram

  • Certificação Escola de Referência Google for Education.
  • Escola e aluno integrados numa mesma linguagem.
  • Aulas mais dinâmicas e alunos mais engajados.
  • Otimização do tempo do professor e agilidade na organização e planejamento de tarefas.
  • Redução do número de reuniões presenciais.

Desafio

A escola sentiu a necessidade de atualizar as práticas pedagógicas com a linguagem dos alunos, buscando engajá-los com aulas mais interativas e dinâmicas. Entre os professores, o desafio era otimizar seu tempo com as atividades pedagógicas e melhorar a comunicação professor-coordenação.

Solução

Com a utilização do G Suite for Education e os Chromebooks, o colégio Maple Bear conseguiu tornar o ensino mais atrativo para os estudantes. Como a tecnologia já faz parte do seu dia-a-dia, foi naturalmente muito bem recebida em sala de aula, contribuindo para um maior engajamento nas atividades propostas, individualmente ou em equipes.

Isso foi possível por meio da capacitação dos professores no uso da tecnologia para a educação. Eles precisavam entender, na prática, a funcionalidade e o papel da tecnologia na maximização do processo de aprendizado. Isso deu a eles uma nova visão de seu próprio papel como educador, desencadeando outros elementos positivos como o protagonismo dos alunos e a organização de tarefas pelos próprios docentes.

"Para ensinar, é preciso falar a linguagem do aluno. Eles estão integrados à tecnologia e precisamos nos atualizar para engajá-los em sala de aula."

Raquel Peixoto, Analista de Tecnologia Educacional

A qualificação técnica dos professores foi essencial para que se sentissem confortáveis com o uso das ferramentas educacionais Google. E incorporá-las ao dia-a-dia de suas aulas foi um passo natural. O processo teve sucesso desde o seu início. Nos seis primeiros meses do projeto, mais de 2.500 documentos haviam sido compartilhados no Google Drive, o que comprova a receptividade de professores às possibilidades de colaboração com uso dos recursos Google for Education. Como consequência, o colégio foi capaz de envolver seus alunos no uso constante da plataforma na nuvem, trazendo ganhos na interação entre colegas e professores e na organização e colaboração dos conteúdos aprendidos. Isso também promoveu uma melhora de seus resultados escolares. Toda a transformação digital vivida pelo colégio Maple Bear Brasília resultou na sua certificação como Escola de Referência Google for Education.

“Para mim o Google for Education é uma excelente ferramenta de apoio ao professor e aos alunos. Nos propicia trabalhar os conteúdos de forma interativa. Permite aos alunos maior eficácia na realização de trabalhos em grupo. Auxilia nas atividades de aplicação dos conhecimentos adquiridos, com o uso do Google Forms, por exemplo e até em avaliações. O Google Classroom nos permite uma comunicação rápida com os alunos. É um recurso que aumenta o interesse deles e melhora seu desempenho, já que estão cada vez mais engajados com o uso da tecnologia”. Karla Anjos, professora de Português.

"As ferramentas Google for Education tem me permitido explorar novas tecnologias de ensino, incorporando-as à minha rotina de sala de aula e também nos momentos em que não estou com os alunos."

Marcos Barbosa, professor de Ciências

Benefícios

Ganho de tempo e agilidade nos processos O compartilhamento de apenas um arquivo onde todos podem acessar ao mesmo tempo foi um grande avanço na escola. Como resultado, reduziu-se o número de reuniões físicas com a equipe, otimizando o tempo de todos. Com aulas mais interativas e dinâmicas os alunos agora estão mais interessados em aprender, com ganhos no desempenho escolar.

Professores capacitados e empoderados Todos os professores do colégio Maple Bear foram capacitados e orientados na prática para a integração das ferramentas Google for Education com suas respectivas disciplinas. Isso deu a eles segurança e agilidade no planejamento das aulas, maior organização dos processos, além de uma nova perspectiva em seu papel como educador. "Os aplicativos Google têm facilitado bastante a vida do professor. Tanto no sentido de criar uma conexão com o aluno, interagindo e compreendendo o mundo tecnológico em que eles vivem, quanto otimizando o tempo do professor com ferramentas que nos ajudam a administrar melhor nosso trabalho, nos ajudando a criar novas estratégias pedagógicas", afirma Cida Almeida, professora de Inglês.

Escola e alunos falando a mesma linguagem O aluno de hoje tem a tecnologia 100%% inserida em seu cotidiano e a utiliza de maneira muito natural. Trazer a tecnologia para o ambiente escolar fez com que os alunos do colégio Maple Bear se sentissem acolhidos e mais interessados na escola. O resultado disso foi alunos mais autônomos, criativos, engajados e colaborativos. Além de trazer a escola para um novo lugar, à medida que alinha suas práticas pedagógicas à linguagem dos estudantes.

Thanks for signing up!

Let us know more about your interests.