No Brasil, o Grupo Educacional Bom Jesus se torna inovador em tecnologia ao adotar o Google Workspace for Education Plus

Sobre o Grupo Educacional Bom Jesus

O Grupo Educacional Bom Jesus, que recebe apoio da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, foi fundado em 1892 e é um dos mais antigos e tradicionais grupos educacionais do país. As 37 escolas de Educação Infantil e 3 universidades do grupo atendem a mais de 50.000 alunos, com educação voltada para a área de humanas.

Combinando tradição e tecnologia

As escolas Bom Jesus são repletas de tradição, mas os líderes educacionais também olham para o futuro, buscando soluções de tecnologia que ajudem professores e alunos a se manterem conectados e engajados nas aulas.

"Estamos sempre olhando para frente e buscando ferramentas técnicas e educacionais que possam melhorar o processo de aprendizagem e aproximar nossos alunos e professores", declarou Jorge Apóstolos Siarcos, diretor geral do Grupo Educacional Bom Jesus.

Um exemplo dessa visão é o uso da nuvem na educação bem antes de outras escolas. "Já usávamos o Google Workspace for Education Fundamentals para alunos, professores e administradores desde 2012", disse Marcelo Augusto Gonçalves Bardi, CIO do Grupo Educacional Bom Jesus. Como Bardi explicou, o Education Fundamentals tem sido muito benéfico para todos no Bom Jesus, oferecendo suporte ao ensino e à aprendizagem, além de adotar os tradicionais valores educacionais do grupo.

"O Education Fundamentals proporciona educação 24 horas por dia, 7 dias por semana, ajudando os alunos a se conectarem com os professores remotamente quando quiserem, e permite que minha equipe saiba o que está acontecendo com nosso sistema em tempo real", disse Daniella Biselli Silveira Clivatti, coordenadora de tecnologia educacional no Bom Jesus.

O Grupo Bom Jesus vem trabalhando constantemente em sua transformação digital desde o início. Como resultado de seus esforços, o Bom Jesus já tem quatro escolas de referência do Google for Education, reconhecidas pelo Google por sua excelência em usar a tecnologia para gerar resultados positivos na aprendizagem.

Mais opções e recursos para o Meet

Quando o Google Workspace for Education Plus foi lançado em 2018, o Grupo Bom Jesus se inscreveu na hora e imediatamente fez uso do Meet para oferecer aulas virtuais com maior capacidade, e também para gravar e arquivar as aulas. A versão atualizada do Education Plus também contava com novas ferramentas do Meet para controlar a participação e o comportamento durante as sessões do Meet.

"Agora, qualquer um que administre um Meet pode decidir se permite ou não a participação de usuários anônimos", explicou Clivatti. "Também achamos muito útil o recurso de votação do Meet. É bem fácil de usar numa aula ou reunião."

Os recursos premium do Meet também foram úteis no início de 2020, pois a pandemia causada pela COVID-19 exigiu que o Grupo Bom Jesus mudasse para o ensino a distância em muitas de suas escolas. "Temos orgulho de dizer que nossos alunos não precisaram perder nem um dia de aula", disse Jorge Apóstolos Siarcos, diretor geral do Grupo Educacional Bom Jesus. "Já tínhamos experiência em usar o Education Fundamentals e o Meet, por isso levou apenas um dia para colocar em prática o nosso plano de ensino a distância. Conseguimos mostrar às nossas comunidades, incluindo os pais, que nossos parceiros de tecnologia nos apoiariam durante esse tempo". Na verdade, a capacidade do Grupo Bom Jesus de oferecer aulas em tempo real no Meet tornou-se um diferencial para a organização.

"Temos orgulho de dizer que nossos alunos não precisaram perder nem um dia de aula", disse Jorge Apóstolos Siarcos, diretor geral do Grupo Educacional Bom Jesus. "Já tínhamos experiência em usar o Education Fundamentals e o Meet, por isso levou apenas um dia para colocar em prática o nosso plano de ensino a distância. Conseguimos mostrar às nossas comunidades, incluindo os pais, que nossos parceiros de tecnologia nos apoiariam durante esse tempo".

Jorge Apóstolos Siarcos, diretor geral do Grupo Educacional Bom Jesus, Bom Jesus

Os recursos de segurança do Education Plus, como os controles de segurança e as ferramentas de investigação do painel, ajudam as escolas do Grupo Bom Jesus a manter professores e alunos mais seguros. "Por sermos responsáveis ​​por crianças e jovens, a segurança é essencial num ambiente protegido. Saber que essas ferramentas existem nos ajuda a aumentar a confiança no sistema", afirmou Bardi.

O número ilimitado de relatórios de originalidade incentiva os alunos a melhorar as atividades

Assim que as escolas do Grupo Bom Jesus fizeram o upgrade para o Education Plus, os professores começaram a usar relatórios de originalidade, que usam a capacidade da Pesquisa Google para ajudar os alunos a integrar conteúdo externo na escrita que produzem. O Education Plus oferece acesso ilimitado ao recurso, incentivando os alunos a usá-lo assim como os professores, verificando o trabalho com base num repositório de projetos de alunos.

"Chegamos a usar alguns outros aplicativos para verificar plágio e pesquisa antes, mas eram muito caros e não eram integrados às soluções que professores e alunos já estavam usando", disse Clivatti. Os relatórios de originalidade fazem parte do Education Plus, o que torna mais fácil verificar os trabalhos dos alunos diretamente nas ferramentas do Education Fundamentals, como o Documentos Google. "É muito importante que nossos alunos mais velhos aprendam a citar as fontes corretamente."

Independentemente das soluções de tecnologia que o Grupo Educacional Bom Jesus venha a implantar no futuro, a equipe de educação quer garantir que, como o Education Plus, as ferramentas facilitem o ensino e a aprendizagem – não que elas assumam o controle. "Os pais vem nos dizer que querem que seus filhos tenham um ensino humanizado", contou Bardi. "Esse é um grande desafio – investir cada vez mais na educação, mas sem esquecer o lado humano. A adoção do Google foi muito natural. O Education Plus nos ajudou a fazer ainda mais conexões com os alunos e a fortalecer a cultura das nossas escolas."