Jump to content
Gemini now has added data protection. Chat with Gemini to save time, personalize learning and inspire creativity.
Gemini now has added data protection. Chat now.

Minas Gerais: Aprendizagem sob medida para cada estudante

Empoderar os professores para personalizar o ensino em escala com o Google for Education

No estado de Minas Gerais, Brasil, a educação personalizada deixou de ser um ideal distante para se tornar uma realidade tangível. Com uma visão que combina inovação e respeito pela individualidade, o Departamento de Educação, em parceria com o Google for Education, impulsiona uma mudança que já atinge mais de 1,3 milhão de alunos em 3.400 escolas públicas.

Graças à implementação de 1,3 milhão de licenças do Google Workspace for Education Plus e 73.000 Google Chromebooks (com uma meta de 90.000), a tecnologia se tornou uma aliada que não apenas organiza as aulas, mas também ajuda a ouvir, adaptar e acompanhar o aprendizado de cada pessoa.

O desafio de personalizar em escala

Escalar a personalização educacional representava um grande desafio. Como atender às diferenças de cada aluno, respeitar seus ritmos e, ao mesmo tempo, otimizar a agenda docente?

A solução veio com a integração de ferramentas que redefiniram a dinâmica da sala de aula. O Google Workspace for Education Plus e o Google Classroom permitem que os professores centralizem a gestão de suas aulas, colaborem em tempo real e acompanhem de perto o progresso de seus alunos. Isso libera tempo dos professores destinado a tarefas administrativas que exigem muito tempo e permite que eles se concentrem no que é mais importante: planejar, apoiar e ensinar.

Um passo fundamental foi a incorporação do Série de Exercícios, um complemento de aprendizagem adaptativa no Classroom que usa a inteligência artificial do Google para propor atividades interativas adaptadas ao currículo oficial. Com esse recurso, os alunos recebem feedback imediato e ajuda em tempo real. Assim, o erro deixa de ser uma perda de pontos e se transforma em novos caminhos de aprendizagem por meio de exercícios, vídeos e leituras personalizadas.

“Quando você consegue captar o que o estudante tem de interesse, o ensino se torna bem mais próximo. Quando eu dou um trabalho e dou a liberdade para o estudante usar uma ferramenta inovadora, ele se sente agregado e me dá uma resposta melhor”

Ianni Souza, Professora de História, Colégio Estadual Antônio Thomaz Ferreira de Rezende, Uberlândia, Minas Gerais

Aprender a pensar com a ajuda do Gemini for Education

A incorporação de novas tecnologias impulsiona caminhos inovadores para desenvolver o pensamento crítico e a curiosidade. Com o Gemini for Education, os alunos não buscam respostas prontas, mas um acompanhamento que lhes permita analisar informações, explorar diferentes perspectivas e chegar às suas próprias conclusões.

A inteligência artificial deixa de ser um simples buscador de respostas para se tornar um tutor personalizado que promove a autonomia e a capacidade de resolver problemas de forma inovadora. Essa abordagem se afasta da memorização e se concentra no processo de aprendizagem.

“Eu uso o Gemini para me ensinar. Eu não quero uma resposta pronta. Eu quero que ele me dê ali os dados e que ele me dê de uma forma que eu consiga entender ali para aí sim eu conseguir alcançar a resposta.”, Emanuelly Gonzaga Almeida, estudiante no Colégio Estadual Antônio Thomaz Ferreira de Rezende

Dessa forma, o Gemini não substitui o processo de aprendizagem, mas o complementa, ajudando os alunos a formular melhores perguntas, explorar diferentes caminhos e se sentirem parte ativa da construção do conhecimento.

Uma aprendizagem circular

Essa transformação não está apenas mudando a forma como os professores ensinam, mas também empoderando os alunos para que assumam um papel ativo no processo. Em Uberlândia, o projeto “Trilhas Digitais” impulsionou um novo tipo de líder: os alunos multiplicadores, que se encarregam de difundir o conhecimento digital entre seus colegas, professores e diretores.

Dessa forma, a sala de aula deixou de ser um espaço onde o professor é o único detentor do conhecimento para se tornar um ambiente de colaboração e aprendizagem compartilhada: um caminho de ida e volta em que quem ensina também aprende, e quem aprende também ensina.

A experiência é resumida no diálogo entre a professora Ianni Souza e a aluna Emanuelly Gonzaga Almeida:

"Ensinar os professores é uma coisa muito interessante, porque tem ferramentas que eles não tinham conhecimento que facilitaria o dia-a-dia deles. Então foi uma troca muito boa".

"Aprender com estudantes foi muito enriquecedor e muito dinâmico. A gente conseguiu sair daquele formato do docente como o dono do conhecimento e trazer o protagonismo do estudante".

O impacto de uma decisão de política educacional

A política educacional implementada está transformando dia a dia as salas de aula e a forma como alunos e professores vivenciam o aprendizado. Os resultados são evidentes: mais alunos motivados, professores com mais tempo para se concentrar no que realmente importa e um sistema educacional que avança em direção à equidade e à personalização.

Os números comprovam essa transformação: 1,3 milhão de licenças ativas do Google Workspace for Education Plus, mais de 73.000 Google Chromebooks em uso e milhões de alunos conectados a novas formas de aprender e ensinar.

Mas, além dos números, a mudança é percebida no relacionamento diário entre professores e alunos. Graças ao trabalho conjunto com o Google for Education, as salas de aula se tornaram espaços que respeitam os ritmos de aprendizagem, incentivam a autonomia e promovem a colaboração.

Hoje, cada aluno aprende à sua maneira, cada professor ensina com mais apoio e todos participam de um futuro educacional construído em conjunto.

“Hoje, 1,3 milhões de alunos têm acesso a essas ferramentas. Isso é espetacular. A educação está caminhando. Esse é o processo que a gente precisa”, Mara Maria Aparecido Mota, diretora escolar.

Sign up here for updates, insights, resources, and more.