Colégio da PM de Osasco aproxima escola e aluno por meio da tecnologia

O Colégio da PM de Osasco sempre acreditou na educação como instrumento de transformação humana. Entendendo que era um momento de diferenciar ainda mais sua maneira de ensinar e aprender, apostou no uso da tecnologia Google for Education para impulsionar alunos e professores, dentro e fora da sala de aula. Em um período de um ano, o colégio capacitou 25 professores do ensino médio e fundamental para uso do G Suite para Educação. E convidou aqueles mais engajados para o desafio de tornarem-se educadores Google.

Hoje, o colégio tem 8 professores certificados Educador Google Nível 1, 2 em Nível 2 e 1 Trainer. E o colégio foi credenciado como Escola de Referência Google em 2018.

A Colaborativa, especializada em consultoria para tecnologia educacional, foi o parceiro credenciado Google for Education a acompanhar o Colégio da PM Osasco nesta jornada.

O que queriam fazer:

  • Transformar a maneira de ensinar e aprender.
  • Aproximar a escola à realidade do aluno.

O que fizeram:

  • Capacitação dos 25 professores do ensino médio e fundamental nas tecnologias GSuite.
  • Uso do GSuite e Chromebooks para mais de 700 alunos do ensino médio e fundamental.

Resultados alcançados:

  • Certificação Escola de Referência Google for Education.
  • Redução do tempo investido por professores na correção de atividades e provas.
  • Agilidade no feedback professor/aluno.
  • Redução significativa no gasto com folhas sulfites (média de 30.000 folhas/ semestre).
  • Aproximação da escola à realidade do aluno.

Solução

Professores de disciplinas como Física, Educação Física e Artes vem transformando sua maneira de ensinar, ressignificando o papel do professor e colocando o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Além disso, conseguiram ampliar sua sala de aula e sua interação com os alunos. Para eles, a tecnologia é um recurso precioso para aproximar a escola ao dia-a-dia do aluno.

“Talvez, um dos diferenciais do nosso colégio seja acreditar na educação e de um modo geral, no ser humano. Nossa equipe aceitou o desafio e nos surpreendemos de uma maneira muito positiva!”

Eloá Mello, Diretora, Colégio da PM - Unidade Osasco

Conectando a escola ao aluno em um novo jeito de aprender

Rafael Henrique de Castro Barbosa tem 12 anos e é aluno do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio da PM de Osasco. Para ele, a escola conseguiu se conectar com sua realidade: “Ter a tecnologia na escola facilita bastante porque já temos a tecnologia no nosso dia-a-dia. O uso das ferramentas do Google pela escola estimula ainda mais a aprendizagem e facilita muito mais o acesso a conteúdos e envio de trabalhos. Sei que aqui é diferente, porque muitas escola ainda não oferecem isso. E na minha turma, quem tinha dificuldade antes, agora tem muito mais facilidade porque se você não entende a matéria em sala, se ficou alguma dúvida, você pode chegar em casa e assistir a vídeo-aula e rever o conteúdo. Isso ajuda muito também na hora de estudar para a prova. É assim que eu estudo: vendo as vídeo-aulas e complementando com a apostila”.

Enzo Dellevedove, 15 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio também concorda. “Com a tecnologia eu posso reinventar o jeito que eu aprendo. Se eu nao entendo uma matéria específica, eu vou atrás do conteúdo no Youtube, de uma vídeo-aula, consulto meu professor pelo próprio Classroom solicitando outros recursos. Ou seja, a tecnologia mudou o modo de educar porque eu aprendo muito mais fácil e me aventuro atrás da informação. E mesmo as pessoas que, num primeiro momento, se sentem inseguras, acabam se aventurando e explorando cada vez mais, o que ajuda diretamente no seu aprendizado”, comenta Enzo.

Organization Profile

Inaugurado em 2013, a unidade de Osasco é a mais recente dos Colégios da Polícia Militar. Parte da rede Cruz Azul Saúde e Educação de São Paulo, composta por 12 escolas, o Colégio da Polícia Militar de Osasco foi a segunda escola da rede a ser reconhecida como Escola de Referência Google for Education, em 2018.

Atende a mais de 900 alunos nos níveis infantil, fundamental e médio e conta com um corpo docente de 65 professores.

Products used

Download

Thanks for signing up!

Let us know more about your interests.