Tecnologia apoia evolução do projeto acadêmico na Unifeob

100% dos professores foram capacitados e todos os alunos já utilizam G Suite for Education e Chromebooks em seu processo formativo. O e-mail institucional facilitou a comunicação e resolução de temas acadêmicos, administrativos e financeiros. Próximos passos incluem certificação de professores, ampliação do número de Chromebooks e avaliação digital.

Desafio

Após a reestruturação do seu projeto pedagógico em 2012, que, além da formação técnica, passou a contemplar a formação por competências em todos os seus cursos - presenciais e a distância - a Unifeob tinha o desafio de acompanhar e avaliar o desempenho individual de cada um de seus alunos para apoiá-los em seu processo de aprendizagem. Além disso, buscavam uma solução para conseguir a maximização do desempenho acadêmico e da produtividade em sala de aula.

Solução

Desde a implantação do projeto pedagógico por competências, a Unifeob tinha o desafio de aplicar a tecnologia dentro do seu contexto e fazê-lo evoluir. A grande dificuldade dos professores estava em acompanhar os avanços de cada projeto interdisciplinar, apoiar alunos em suas necessidades e avaliar a participação de cada um deles. O tempo em sala de aula era insuficiente e a necessidade de encontros presenciais era motivo de estresse. A solução veio em 2017, quando a IES adotou as ferramentas Google for Education com o apoio da Nuvem Mestra, parceira oficial Google. Um projeto piloto do curso de Contabilidade integrou a tecnologia como catalisador de todo o processo de gestão dos projetos interdisciplinares. Soluções simples, como o compartilhamento de arquivos, foram a maneira ideal para fazer os projetos avançarem, otimizando tempo, gerando eficiência e reduzindo estresse. As ferramentas também facilitaram a avaliação das evidências de cada competência por aluno nos Conselhos de Classe, que também passaram a ser realizados por Meet, assim como as devolutivas aos alunos. “Na prática, as ferramentas do Google passaram a desempenhar um papel na integração dos elementos fundamentais do projeto interdisciplinar: nos ajudaram a observar os avanços de cada projeto e gerenciar todo o processo: avaliar evidências, amarrá-las por competências, acompanhá-las individualmente, aluno por aluno, e, claro, apoiá-los no seu processo de aprendizagem”, ressalta Rodrigo Simão, idealizador do modelo. 8 ferramentas do G Suíte foram integradas ao projeto: Classroom, Formulários, Drive, Agenda, Gmail, Google Documentos, Google Planilhas e Meet. De acordo com Simão, a barreira cultural do “deixar de enviar para compartilhar” foi a maior dificuldade inicial; hoje já é algo natural entre todos. Com o desafio atual de integrar alunos de EaD no uso da plataforma, a IES implementou o programa Aluno Tutor de Tecnologia Google, com capacitação e certificação de um grupo de alunos. Os alunos tutores criaram vídeos que explicam o funcionamento do projeto na IES, bem como o uso de cada uma das ferramentas do G Suíte. Os vídeos foram transformados em minicurso, oferecido a todos os calouros. Além de preparar o aluno para a sala de aula da Unifeob, o curso também é contabilizado como atividade complementar.

Benefícios

Sala de aula estendida
A adoção do G Suíte e Chromebooks na Unifeob ajudou a transformar a sala de aula num ambiente onde o aluno pudesse extrapolar o espaço físico. Hoje, ele está o tempo todo conectado e usa Google Classroom, Documentos, Planilhas, Agenda e Meet de forma integrada e de qualquer lugar. As ferramentas já fazem parte do percurso formativo de cada estudante, em cada módulo e ao longo de todo o curso.

Encurtando distâncias
A tecnologia ajudou professores e alunos da Unifeob a otimizar tempos e diminuir distâncias. Com Meet, viram o potencial para desenvolver projetos e realizar conversas em tempo real e em horários alternativos. As reuniões de avaliação de projetos e conselhos de classe também passaram a ser feitas via Meet.

Uma nova IES
A Unifeob teve seus espaços físicos modernizados. Hoje são ambientes de colaboração. A biblioteca teve todo seu acervo digitalizado. E ao invés de fazer empréstimos de livros, faz empréstimos de Chromebooks. Já não há agendamento de laboratórios de informática, já que os Chromebooks chegam às salas de aula. E o comprometimento do aluno com a universidade é maior, assim como sua liberdade em estudar onde e como quiser.

Projeto vivo
A parceria Unifeob com o Google for Education é um projeto vivo, que evolui a cada semestre, e já chegou mais além do que imaginavam, afirma Wellington Silva, gestor de TI. “Hoje somos uma outra instituição, com professores mais engajados. Nossos alunos já não aceitam o modelo tradicional de sala de aula”, diz ele.

"As tecnologias e ferramentas implantadas não substituem as pessoas; criam pontes entre elas, como é o caso da plataforma Google utilizadas na UNIFEOB".

João Otávio Junqueira Bastos, Reitor, Unifeob

"Hoje conseguimos entender que Google for Education não é só uma ferramenta. É um conceito de vida diferente em que você consegue levar as aulas de uma maneira diferente, te permite agir e interagir de novas maneiras, além de apoiar e potencializar nosso projeto educativo.”

Wellington Silva, Gestão de TI, Unifeob