Paganel Primary School adota os Google Chromebooks para tornar o uso do laptop em sala de aula tão simples quanto o do lápis

O Google Apps já tinha provado seu valor como uma ferramenta de trabalho extremamente interessante e simples. Como ele totalmente hospedado on-line, os Chromebooks são os parceiros perfeitos para o Google Apps. Os Chromebooks podem começar a ser usados em uma aula em apenas 10 segundos, muito menos tempo do que os 10 minutos necessários para começar a usar os laptops antigos.

Steve Philip, diretor-adjunto da Paganel School

Desafio

Um dos principais focos da Paganel é ensinar os alunos a trabalhar em equipe para atingir um objetivo. Isso difere do pensamento tradicional de que a aprendizagem independente é a principal prioridade dos alunos no ensino fundamental, mas ajuda a preparar os alunos para o mundo do trabalho e para a educação superior, onde é cada vez mais comum trabalhar em equipe com pessoas em diferentes partes do mundo. Os professores e alunos já usavam o Google Apps for Education, o pacote de comunicação e colaboração on-line gratuito, que inclui recursos como Gmail, Google Talk, Google Agenda, Documentos Google e Google Sites. Para aproveitar ao máximo o Google Apps, a Paganel School também incentivou o uso de laptops como ferramentas de ensino, disponibilizando laptops para uso em sala de aula. No entanto, ficou cada vez mais evidente que esses laptops eram pouco utilizados, principalmente devido ao tempo necessário para começar a usá-los.

Solução

Steve ouviu falar dos Chromebooks e do uso desses dispositivos em escolas por meio de um contato nos Estados Unidos e decidiu investigar a tecnologia. Os Chromebooks são laptops sem disco rígido nos quais nada é armazenado na área de trabalho e todos os sistemas e programas são acessados por meio do navegador da Web, o que permite o acesso a informações e serviços na nuvem em questão de segundos. A Paganel School comprou um conjunto de 32 Chromebooks e disponibilizou-os para uma turma de sexto ano, com alunos entre 10 e 11 anos. Os alunos têm acesso aos Chromebooks sempre que necessário durante a aula, e outras turmas pegam os dispositivos emprestados para tarefas específicas.