Gowerton School usa o Google Apps for Education para transformar a aprendizagem

Muitas vezes, quando você vai a um laboratório de TIC, percebe que o foco está na tecnologia, e não no ensino. Os Chromebooks acabam com essa barreira, pois são apenas outra ferramenta do material escolar. Isso permite que os professores se concentrem no que sabem fazer melhor: ensinar.

Darren Long, professor e coordenador de TIC da Gowerton

Desafio

Em 2006, Darren Long, professor e coordenador de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) da Gowerton, estava decepcionado com o tempo necessário para manter o sistema de e-mail da escola. "Eu precisava de uma nova licença do servidor Exchange e não queria investir em um novo servidor e em licenças depois de muito tempo gasto com pesquisas. Li um artigo sobre sistemas hospedados e vislumbrei uma forma de ter tempo para projetos mais valiosos, como transformar a experiência de aprendizagem com o uso da tecnologia", destaca.

Solução

Depois de analisar as opções hospedadas disponíveis, Long optou por substituir o servidor Exchange da escola pela solução de e-mail baseada na nuvem do Google, o Gmail For Your Domain (que agora faz parte do Google Apps for Education). A equipe da Gowerton ficou impressionada com o Gmail, que logo se tornou indispensável. O próximo passo foi disponibilizar o Gmail para os alunos, que responderem muito bem à mudança. Com o uso do Google Apps for Education, a Gowerton conseguiu uma redução de custos considerável. A escola economizou pelo menos £ 30.000 em custos de licenciamento e manutenção de servidor. Isso permitiu que a escola investisse na compra de computadores para professores e alunos usarem dentro e fora da sala de aula, incluindo 70 Chromebooks.