Pensamento computacional

Os currículos com foco na solução de problemas, na programação e no ensino de ciências, tecnologia, engenharia e matemática preparam os alunos para enfrentar os desafios futuros. Para eles já começarem da melhor forma possível, as escolas estão incentivando o desenvolvimento de um conjunto de habilidades técnicas.

92%dos empregos do futuro no mundo exigirão habilidades digitais.

ZDNet, 2018

93%dos professores norte-americanos acham que a introdução do pensamento computacional nos ensinos fundamental e médio desenvolve a capacidade de solucionar problemas e o conhecimento sobre algoritmos.

Pew Research Center, 2018

40%dos novos estudantes na Alemanha estão se matriculando em cursos nas áreas de STEM porque as profissões associadas são vistas como "garantia de emprego".

Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos, 2012

Conheça as tendências da educação por país

Da Austrália aos Estados Unidos e aos países nórdicos, veja como a educação está evoluindo em todo o mundo.

Pensamento computacional

Entrevista com Chris Stephenson

Diretora de Estratégia do Ensino da Ciência da Computação, Google

Chris Stephenson

O que você acha que mudará no ensino de ciência da computação na próxima década? Qual será a diferença em relação a hoje?

A ciência da computação está passando por uma mudança enorme. Acredito que essa tendência se manterá e será acelerada. Os últimos dez anos foram marcados por grandes melhorias nos ambientes de aprendizagem de ciência da computação, como o uso cada vez maior da metodologia de programação em blocos. Mais do que isso: o foco em engajar todos os alunos reforçou que a importância não está só no que ensinamos, mas em como fazemos isso. A adoção de métodos e técnicas de ensino envolventes e baseados em pesquisa continuarão contribuindo para despertar o interesse em aprender. Daqui a 10 anos, eu gostaria que estivéssemos desenvolvendo as habilidades computacionais necessárias para que todos prosperassem na economia global.

Como é possível avaliar se o ensino de ciência da computação e de STEM são de qualidade? Como saber quando eles são ineficazes?

Como em qualquer outra matéria, a sala de aula de ciência da computação ou de STEM é o lugar onde todos estão totalmente envolvidos na aprendizagem. Seja qual for a carreira que eles queiram seguir, os alunos estão aprendendo a resolver problemas e criar soluções usando ferramentas e estratégias do mundo real. Nessas áreas, sabemos que algo não vai bem quando os alunos não representam a diversidade populacional. Então, nosso maior desafio é saber quem não está ali, quais alunos não estão tendo essas oportunidades e terão dificuldades nessas matérias no futuro.

Quais são as peças fundamentais para a qualidade do ensino de ciência da computação nas escolas?

Na minha opinião, a base de tudo é a mesma de qualquer outra disciplina. Em primeiro lugar, professores capacitados que demonstrem entusiasmo pelo assunto e tornem o conteúdo útil e interessante para todos. Com isso, os alunos participam, se sentem motivados e aprendem. E, por fim, todos precisam ter acesso às ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem.

Saiba mais com os especialistas

Primeiros passos

Conheça as novas tendências da sala de aula

Conheça as principais tendências que influenciam a educação hoje e estão definindo a experiência educacional do futuro.