A inteligência artificial com algumas habilidades sociais
O Encontro Anual de Novos Campeões de 2016, organizado pelo Fórum Econômico Mundial, aconteceu em Tianjin, na China, e contou, entre outros eventos, com a grande estreia da SARA, sigla em inglês para "Socially Aware Robot Assistant" (assistente robótica com consciência social), que interage com as pessoas de forma inédita. Em vez de apenas substituir a função de um assistente humano, ou de processar e apresentar informações de maneira impessoal, a SARA é diferente: intuitiva, simpática, cativante e criada para "colaborar" com os usuários humanos, reconhecer e responder às expressões faciais deles, aprender preferências e melhorar o desempenho nas tarefas com base nos usuários com quem ela interage. Ela também foi programada para aprender determinadas pistas sociais, movimentar a cabeça enquanto um usuário fala e entender entonações diferentes.
Meses depois, em janeiro de 2017, o projeto foi apresentado no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, sendo a única demonstração no Centro de Conferências de Davos. A SARA funcionou como uma assistente pessoal virtual, dando informações aos participantes sobre as sessões programadas, facilitando o contato entre eles, recomendando lugares para comer e muito mais.
Inicialmente, a SARA era uma assistente pessoal virtual com uma função específica: ajudar na conferência e interagir com os convidados. Ela conseguiu aprender sobre os interesses e objetivos dos líderes mundiais para recomendar sessões do interesse deles com eficiência. Melhor ainda, a SARA usou as conversas para desenvolver relacionamentos com cada pessoa que falou com ela, aprendendo mais sobre as preferências e os objetivos delas. Assim, ela poderá melhorar o desempenho nas tarefas em conversas futuras, ajudando de maneira ainda mais personalizada.
A SARA foi criada pela ArticuLab, uma equipe pequena da Carnegie Mellon University, cujo objetivo é aprimorar os sistemas computacionais com as interações humanas em contextos sociais e culturais que, por sua vez, nos ajudam a entender melhor as interações humanas. Como as pessoas se comunicam com a tecnologia, e como essa comunicação pode melhorar com o tempo? Cultivar os laços sociais é importante, já que eles são fundamentais entre as pessoas. A equipe ArticuLab afirmou o seguinte sobre a SARA: "Em vez de ignorar os laços sociais e emocionais que estruturam a sociedade, a SARA depende deles para aprimorar as habilidades de colaboração".