Os departamentos de ciência da computação precisam oferecer ensino e treinamento sobre as tecnologias mais recentes usadas no mundo profissional. Hoje, essas tecnologias são a nuvem e similares, como a virtualização. No entanto, a maioria das universidades não tem recursos para construir novas infraestruturas compatíveis com essas tecnologias, e o ritmo das mudanças é tão rápido que é quase impossível acompanhar as plataformas, ferramentas e linguagens mais recentes.
Na City College of New York (CCNY), os professores queriam oferecer aos alunos experiências práticas sobre virtualização, contêineres e outras tecnologias da nuvem, que não eram bem explicadas nos livros didáticos e em outros materiais dos cursos. A CCNY precisava de uma nova estratégia que permitisse acompanhar os desenvolvimentos mais recentes na computação de forma prática e acessível.
Segundo Peter Barnett, professor adjunto e associado de ciência da computação da CCNY, "Muitos programas de ciência da computação tendem a ser mais teóricos e tradicionais nas abordagens sobre estruturas de dados essenciais, algoritmos e sistemas operacionais. É importante que os alunos 'ampliem os limites da mente'. Precisamos oferecer um ensino visionário para que eles sejam excelentes cientistas da computação".