Pular para o conteúdo
O Gemini agora tem proteção de dados extra. Converse com o Gemini para economizar tempo, personalizar o aprendizado e buscar inspiração.
O Gemini agora tem proteção de dados extra. Comece a conversar com ele hoje mesmo.

Responsabilidade digital

Os pais e os responsáveis querem que as escolas ajudem os alunos a desenvolver relacionamentos saudáveis com a tecnologia, tornando-se usuários seguros e confiantes do mundo digital. Pesquisas mostram que a inclusão da segurança on-line no currículo escolar é fundamental para as crianças aprenderem a usar as tecnologias de maneira segura e responsável, principalmente se souberem administrar, em vez de evitar, os riscos on-line.

99%dos professores do Reino Unido acham que a segurança on-line precisa fazer parte do currículo escolar.

Google, 2018

O tempo médio que as crianças norte-americanas de até oito anos gastam com dispositivos móveis diariamente triplicou entre 2013 e 2017.

Common Sense, 2017

59%dos professores no México consideram que a competência digital e o uso responsável são uma das principais vantagens do uso da tecnologia em sala de aula.

Blink Learning, 2018

Conheça as tendências da educação por país

Da Austrália aos Estados Unidos e aos países nórdicos, veja como a educação está evoluindo em todo o mundo.

O que dizem os especialistas

Responsabilidade digital

Entrevista com Nastaran Jafari

Consultor de educação internacional independente

Nastaran Jafari

A responsabilidade digital é um tema cada vez mais importante nos ensinos fundamental e médio. Como você vê a evolução disso nos próximos 10 anos?

Em Vitória, na Austrália, acredito que algumas áreas principais avançarão nesse sentido nos próximos dez anos. Por exemplo, é essencial ensinar os alunos a usar as tecnologias de maneira segura, responsável e ética nessa fase. Como eles estão cada vez mais expostos à aprendizagem e às tecnologias no mundo digital, devem usá-las com segurança e responsabilidade para assumir as consequências dos próprios atos ou comportamentos inadequados.

Ainda temos um longo caminho pela frente, mas vejo que a responsabilidade digital está evoluindo ao conectar alunos de origens diversas e facilitando o entendimento cultural, social e inclusivo. Poderemos discutir mais a fundo questões como o meio ambiente, a igualdade de gênero, virtudes e valores e o uso das tecnologias à serviço da comunidade e da ajuda humanitária.

Na próxima década, acredito que a acessibilidade será uma parte importante desse assunto. Isso significa responsabilidade digital inclusiva, ou seja, que todos os alunos, não importa a condição socioeconômica, o gênero e a capacidade física, tenham acesso às tecnologias digitais.

Nos países em desenvolvimento, isso também pode ser uma forma de ajudar crianças separadas das famílias e marginalizadas, permitindo que elas tenham acesso à educação e reduzindo as barreiras com a mesma pedagogia. Por exemplo, as crianças em zonas de guerra podem terminar os ensinos fundamental e médio nacional ou internacional usando tecnologias. Também podemos incluir disciplinas específicas e relevantes, como educação para a paz, apoio psicossocial, tratamento de água e saneamento, que são mais importantes em ambientes de assistência humanitária e em desenvolvimento.

Como saber se as escolas estão ensinando a responsabilidade digital da melhor forma possível? E o que seria o oposto disso?

O ensino da responsabilidade digital é o melhor possível quando os professores estão cientes e recebem treinamento sobre isso, usam as tecnologias digitais com ética e incentivam o uso seguro e responsável. Eles também precisam mostrar que o mau comportamento terá consequências.

Tenho certeza de que a responsabilidade digital é inclusiva, ou seja, de que nenhuma criança ou jovem pode ter o acesso prejudicado por questões de raça, gênero, sexualidade e condição socioeconômica. O ensino da responsabilidade digital, quando possível, precisa aplicar ou integrar a aprendizagem de valores ou virtudes ao currículo ou à experiência educacional. Por exemplo, é necessário abordar conteúdos como ética, competências para a vida, prática da gentileza e educação para a paz durante as aulas e apoiar disciplinas em que as tecnologias facilitem o serviço comunitário e a ajuda a outras pessoas. Ensinar a cidadania digital e, por sua vez, a responsabilidade, também significa fazer os alunos pensarem no outro, entenderem as próprias responsabilidades com a sociedade e como podem melhorar a vida da comunidade onde vivem.

Descreva cidadania digital em até 10 palavras.

Conexão entre cidadãos globais usando a tecnologia de maneira ética.

Saiba mais na Central de professores

Encontre materiais e cursos on-line que preparam professores e alunos para o futuro.

Primeiros passos

Conheça as novas tendências da sala de aula

Conheça as principais tendências que influenciam a educação hoje e estão definindo a experiência educacional do futuro.

Inscreva-se aqui para receber atualizações, insights, recursos e muito mais.